domingo, 17 de agosto de 2008

Truques e manhas


Sabemos que é um verdadeiro caos quando o filho fica a chorar sem parar. Mas tranquilizar uma criança é mais fácil do que parece.
Quem não sentiu aquele desespero quando o filho não pára de chorar? Todas as mães já passaram por momentos difíceis para acalmar a criança. O choro parece que vai aumentando e a mãe fica cada vez mais nervosa, sem saber o que se está a passar com ele.
O choro de um bebé é o modo que ele tem para comunicar com a mãe e as pessoas adultas, para mostrar as suas necessidades. Ele vai usar este método quando precisar de algo ou sentir-se desconfortável. Nos primeiros meses, os pais vão tentar descobrir o mistério do choro do filho.
O que ele quer dizer? Como faze-lo parar de gritar e chorar?
Realmente é muito difícil, entender. Mas existem algumas maneiras que se pode fazer para tentar acalmá-lo. Algumas dicas possíveis e soluções para deixar o bebé tranquilo e ter algum silencio em casa.



1- Fome
Nós quando estamos esfomeados, simplesmente atacamos o frigorifico. Um bebé não pode fazer isso. Portanto tente alimentá-lo, ele está com muita fome.
2- Tente fazê-lo arrotar.
Um bebê não consegue arrotar sozinho. E se ele não o fizer, há o risco de vomitar a comida toda. Coloque-o contra o seu ombro e dê leves palmadinhas nas costas para ele arrotar.
3- Frio
Agasalhe o seu filho bem apertadinho. Parece estranho, mas os bebés gostam de ficar enrolados com uma manta.
4- Converse com ele
Você pode achar que ele não entende, mas está errado.O seu filho compreende bem o que nós falamos. Converse baixinho e com uma voz bem calma.
5- Música
É comprovado que as músicas podem acalmar o bebé. Mas escolha melodias tranquilas e relaxantes, isso pode também ajudá-lo a dormir.
6- Mude a posição
O bebé não consegue mudar de posição sozinho. Tente colocar uma almofada debaixo da cabeça ou coloque-o sentado. Ele pode estar a sentir dificuldades naquela posição.
7- Troque a fralda
Imagine como um bebé se sente com a fralda suja. Deve ser horrível! Portanto esteja sempre atenta para ver se está tudo bem naquele “departamento”.
8- Calor
Os bebés sentem calor como os adultos. Num dia quente, em que nós estamos de calções e t-shirt, deixe o bebé fresco também.
9- Abrace-o
Carinho é uma óptima sugestão. O seu filho quer sentir-se amado. Pegue nele e abrace-o. Ele pode sentir-se mais calmo ao saber que você está por perto.
10- Coloque o bebé de cabeça para baixo por alguns segundos
Parece loucura, mas é verdade. O facto de colocar-mos a criança de cabeça para baixo relembra a posição dela no útero da mãe. Isso é a única coisa que ela conhece, a primeira casita dela. Mas faça-o apenas por alguns segundos, não é para deixar assim o dia inteiro.
11- Sono
Assim como os adultos,os bebés têm insônia. Tente colocá-lo para dormir, depois de alimentá-lo.
12- Para bebés acima dos 3 meses: ofereça um brinquedo
Eles não podem agarrar as coisas que gostam. Agarre em todos os brinquedos e coloque-os ao seu lado. Se ele quiser um, ele pode escolher.
13- Leve-o para um passeio
Até os bebés não gostam de ficar o dia inteiro “fechados” em casa. Leve-o para apanhar sol, quando a temperatura estiver agradável. Lembre-se, deve ser antes das 10h e depois das 16h. Se estiver muito frio ou quente, nem pense em sair.
14- Não o deixe em lugares barulhentos.
O bebé vai combater barulho com barulho. Evite lugares cheios e com muito barulho, isso vai deixar a criança nervosa e stressada.
15- Coloque o bebé de frente para você
Deite-se com os joelhos dobrados e coloque a criança deitada nas suas pernas, com a cabeça nos joelhos. Mantenha contacto visual com ele. Os olhos podem dizer muitas coisas.
16- Fique sempre por perto
Fique num lugar onde você pode olhar e tocar no seu bebé. Assim, ele sente-se mais protegido ao saber que você está junto dele.
17- Não stress
Mantenha a calma. Não adianta você e o bebé ficarem nervosos. E lembre-se que o bebé não vai chorar para sempre. É apenas uma fase.
18- Veja se nada o incomoda
É preciso prestar atenção para ver se o seu filho não está a sentir nenhuma dor. Se o choro não parar, leve-o ao médico, pois ele pode estar doente.



Soluções práticas
Dependendo de como está o dia do bebé, pode-se tentar algumas das alternativas acima (não existe uma ordem fixa). Perceba as resposta que o bebé lhe dá a cada vez que tenta alguma coisa, e sempre que mudar de tentativa, fale com ele o que fará a seguir.
Você já o fez, mas não resultou e ele continuou a chorar? Lembre-se que às vezes não é algo que podemos ajudar. E o bebé acaba por se acalmar sozinho. É pura manha! Quer atenção ou está a testar a sua presença por perto.
Quando o seu filho chora muito, com nervosismo, não pense que você não é uma boa mãe. Os bebés choram por tudo. Muitas vezes com o choro pode-se tornar o centro da atenções. E os pais perdem a oportunidade de aprender mais sobre comunicação, sobre os sentimentos e sobre o bebé.

fonte: o realizar de um sonho

Sem comentários: